Powered By Blogger

Participe da Mais nova onda do Skoob

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Trabalho na Revolução Industrial*

Conclusão do seminário de Gestão de Competências sobre o trabalho na Revolução Industrial


     Se comparássemos as condições de trabalho vividas durante a Revolução Industrial com aquelas que conhecemos e vivenciamos atualmente, perceberíamos que ela possuia um relativo contato e ligeira semelhança com o regime escravista. No entanto, a diferença mais visível que observamos foi o trabalho assalariado, que por menor que seja é melhor do que vender sua mão de obra por nada.
    Os castigos realizados pelos supervisores de produção aos operários, não fogem muito àqueles que eram feitos pelos feitores das fazendas com relação aos escravos. Mas foi a partir do anseio por mudanças e com total certeza, fuga dos padrões conformistas da época, que os operários conquistaram vários direitos que hoje são encontrados com direitos do trabalhador, os quais as empresas devem cumprir.
    Sem dúvida alguma a Revolução do Proletariado, ocorrida durante a Revolução Insdustrial, desencadeou uma série de mudanças que constantemente são alteradas até os dias de hoje. Devemos muito aos operários que não etemeram e que fizeram da união a força para que o real sentido da palavra REVOLUÇÃO seja de fato cumprido: o papel de transformação constante e por completo.

Ludimila do Nascimento Bassan
(O Olho que tudo vê)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las".
(Voltaire)