Powered By Blogger

Participe da Mais nova onda do Skoob

terça-feira, 15 de março de 2011

A distância

  
     Jamais havia escutado tanto a palavra saudade como nessa última semana. Pesquisando em dicionários encontrei a seguinte definição: "Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las". Portanto, para que exista a saudade de fato, é necessário que ela esteja acompanhada da distância.
     A saudade nos torna pessoas angustiadas, guardando nossos mais profundos desejos até que no momento adequado possam ser concretizados. Por isso nos sentimos tristes quando estamos com saudade e toda a culpa é da angustia desencadeada por ela.
     E maior que esse sentimento, que dia e noite nos mantém exaustos, é a distância que se sente mesmo permanecendo ao lado. Com o passar dos dias e o aumento da convivência com quem em algum momento passaremos a sentir saudade, é natural que proporcionalmente a intimidade, o carinho e o respeito passem a se equiparar ao tempo que se gasta em prol de um relacionamento. Porém quando essa situação toma um rumo decrescente e retrógrado, as pessoas começam a se afastar naturalmente, não se reconhecem olhando um de frente para o outro, perdem suas afinidades com o tempo, esquecem-se de acrescentarem-se uns aos outros e perdem a essência do que um dia foram.
      Se a culpa é do cansaço ou da monotonia, já não cabe a mim definir, mas se eu pudesse arriscar um palpite diria que é a ausência de companheirismo e compreensão. Cada relacionamento possui suas carências e necessitam de atenção em determinados aspectos, ele não deve ser banalizado e esquecido apesar da distância, pois em algum momento, por menor que tenha sido a proximidade das pessoas nos acrescentou algo que porventura é parte do que somos agora, apenas você e eu.
    
"Ontem parece uma vida atrás
Porque aquela que eu amo
Hoje eu quase não conheço
Você eu segurei tão perto do meu coração, oh querida
Fica mais longe de mim
Com cada lágrima caída"
                                          Ben Harper

Ludimila do Nascimento Bassan